Calculadora de calorias

Conteúdo

Calorias

Quantas calorias preciso quando faço exercício? Quais são as minhas necessidades calóricas para emagrecer e ganhar peso? As necessidades calóricas são diferentes para homens e mulheres? Estas são perguntas a que pode responder com a nossa calculadora.

As calorias não são más, são algo de que precisamos para viver e sentirmo-nos bem, são uma medida do conteúdo energético dos alimentos. Como na maioria das coisas na vida, a moderação é melhor, uma ingestão calórica demasiado baixa ou uma ingestão calórica demasiado elevada acabará por conduzir a problemas de saúde.

Em média, um homem precisa de 2500 kcal por dia para manter um peso saudável equivalente ao de uma mulher, cerca de 2000 kcal/dia. Há vários factores que influenciam quantas calorias são necessárias, tais como idade, sexo, genes, peso e nível de actividade.

Como uma caloria é tecnicamente igual a outra calórica, alguns alimentos são melhores e mais densos em nutrientes do que outros.
Assim, embora contar calorias possa ser rentável, pode ser igualmente importante concentrar-se na qualidade dos alimentos que se consome. Alimentos ricos em açúcar, como refrigerantes, gelados, doces ou alimentos ricos em gordura saturada, como queijo, chocolate, natas, salsichas e bacon, são alimentos densos em calorias, também conhecidos como calorias vazias, que devem ser evitados. Em vez disso, tente encontrar alimentos que sejam nutritivos, tais como vegetais, fruta, frutos secos, feijões, peixe ou cereais integrais.

Qual é o seu objectivo?

Independentemente da dieta que escolher, tudo se resume ao seu consumo calórico versus a sua ingestão calórica. Por outras palavras, tem de aprender a equilibrar comer menos calorias do que as queima se quiser perder peso ou mais calorias se quiser ganhar peso.

Reduzir a sua ingestão calórica em cerca de 500 calorias por dia é normalmente equivalente a perder cerca de 450 gramas por semana. Infelizmente, raramente é apenas a gordura que se perde quando se perde peso, mas uma combinação de gordura, água e tecido magro.

Manter peso

Se quiser manter o seu peso, precisa de equilibrar a sua ingestão calórica e o seu consumo calórico.
E lembre-se que se estiver mais ou menos activo num determinado dia, terá de ajustar a sua ingestão calórica.

Manter peso

A parte mais importante de qualquer programa de perda de peso é a sua capacidade de o seguir.
Para alcançar um déficit calórico, basta descobrir quantas calorias consome normalmente e depois reduzi-lo.
A redução pode acontecer ou queimando mais calorias através de exercício ou de uma mudança dietética.

Cabe-lhe a si encontrar uma forma que funcione para si.
Alguns exemplos que a maioria das pessoas pode fazer para reduzir a sua ingestão calórica são escolher alimentos mais nutritivos como vegetais de raiz, bagas, legumes, peixe e leguminosas e tentar reduzir a quantidade de alimentos processados que come, beber mais água, dar uma volta e, claro, evitar doces, batatas fritas e outros petiscos.

Ganho de peso & músculo de construção

Para conseguir ganhar peso ou construir músculo, precisa de fornecer consistentemente mais calorias do que o seu corpo precisa. O seu corpo pode construir cerca de 100-250 gramas de músculo por semana, dependendo de factores tais como genes, idade, sexo e dieta. Assim, se o seu excedente calórico for demasiado elevado numa tentativa de construir mais músculo, existe o risco de, em vez disso, se engordar mais.

Lembre-se, à medida que o tempo passa e esperemos que tenha sucesso no seu ganho de peso, é claro que terá de aumentar a sua ingestão calórica para continuar o seu ganho de peso.

Contar calorias

Há muitas pessoas que conseguem manter um peso saudável sem nunca contar calorias, mas para muitas outras pode ser uma ferramenta importante ao tentarem alcançar o seu objectivo de peso, quer seja para ganhar ou perder peso. O primeiro passo para aprender a contar calorias é descobrir a sua ingestão calórica recomendada (usar uma calculadora de calorias).

Quando souber quantas calorias precisa por dia, é simplesmente altura de começar a contar as calorias em todos os alimentos que consome. Uma boa ideia pode ser encontrar uma aplicação que o possa ajudar com isto.