Calculadora de ovulação

Como calcular a ovulação?

Pode calcular aproximadamente quando ocorrerá a sua próxima ovulação com base no primeiro dia do seu último período e a duração total do seu ciclo menstrual. Para a maioria das mulheres, a ovulação ocorre geralmente 14 dias antes do seu próximo período.
O ciclo de uma mulher é controlado por hormonas e dura normalmente 25 a 32 dias.
Pode engravidar cerca de seis dias em cada ciclo, cinco dias antes da sua ovulação porque os espermatozóides podem sobreviver tanto tempo dentro do útero à espera que o óvulo chegue e o dia em que ovula.

Por favor, use o nosso calendário de ovulação acima para ver os seus dias férteis.

Quando é que é a melhor hipótese de concepção?

Para engravidar, deve fazer sexo sem protecção nos dias anteriores e no dia da ovulação, pois o óvulo só é fértil até 24 horas.
Quando o ovo se desprende, é apanhado pela trompa de Falópio e desce até ao útero. Durante esta migração, pode ser fertilizado por espermatozóides. O óvulo é fértil durante meio dia a um dia. Se o óvulo não for fertilizado, ele vive cerca de um dia.

Se não tiver a certeza exacta de quando ovula, pode ser sensato fazer sexo a cada dois ou três dias ao longo do seu ciclo menstrual, em vez de tentar localizar o dia exacto da ovulação e maximizar as hipóteses de ter sexo precisamente no dia da ovulação.
Não é necessário ter sexo todos os dias, pois o esperma pode sobreviver no útero durante vários dias.

Sinais de que está a ovular

A ovulação e a menstruação estão ligadas, mas pode ter o seu período sem ovulação nas semanas anteriores. Para que um ovo seja libertado, tem de haver níveis suficientemente elevados de estrogénio hormonal no sangue. A ovulação é frequentemente menos frequente quando uma mulher está na casa dos 40 anos.

A ovulação é sentida e notada através de sinais e sintomas tais como dor e desconforto na parte inferior do abdómen, podem também ter uma descarga translúcida e a mulher pode experimentar uma ligeira alteração na temperatura corporal. Algumas mulheres dizem que podem sentir a sua ovulação. Outras não sentem quaisquer sinais de que esteja na altura de ovular.