Calcule suas macros

Carboidratos

Os carboidratos têm uma reputação pior do que merecem, especialmente do ponto de vista da perda de peso.
Muitas dietas defendem evitar tanto quanto possível os carboidratos para uma perda de peso bem sucedida, mas isso é errado, pois existem tanto bons como maus carboidratos, e uma ingestão saudável de carboidratos é a melhor maneira de o corpo obter energia.

O corpo decompõe os carboidratos em glicose, ou açúcar no sangue, que é nossa principal fonte de energia tanto para o corpo quanto para a mente.
Os carboidratos são um dos três macronutrientes que precisamos para sobreviver, sendo os outros dois gordura e proteína.

O número de carboidratos em sua dieta ou refeição não é tão importante quanto seu tipo.
Por exemplo, os carboidratos de frutas, nozes, grãos inteiros, sementes e quinoa são muito melhores do que pão leve, batatas fritas, massas e lanches.

Carboidratos insalubres são aqueles frequentemente encontrados em alimentos processados e refinados, esses carboidratos são rapidamente digeridos, o que leva à flutuação dos níveis de açúcar no sangue e pode aumentar o risco de doenças cardíacas e ganho de peso.

Gordura dietética

A gordura tem uma má reputação em grande parte imerecida, em parte porque é o macronutriente com maior teor calórico e alguns tipos de gordura não são tão bons para nós. Mas se você puder se concentrar em remover as gorduras ruins de sua dieta e substituí-las por gorduras insaturadas, isso é uma parte importante de uma dieta saudável.
Existem três tipos diferentes de gordura, gordura trans, gordura saturada e gordura insaturada.

Gordura trans

Deve ser evitada tanto quanto possível, pois é o pior tipo de gordura para sua saúde, pois aumenta o colesterol ruim e diminui o colesterol bom. Uma dieta rica em gordura trans também aumenta seu risco de doença cardíaca, derrame e seu risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Gordura saturada

Durante décadas, a gordura saturada tem sido pintada como potencialmente perigosa para a saúde, mas nos últimos anos algumas pesquisas apontam para sua inclusão em uma dieta saudável. Entretanto, como mencionado acima, este tópico é um tanto controverso e, para estar do lado seguro, pode ser sábio manter a ingestão de gordura saturada baixa.

Gordura insaturada

Conhecida como a boa gordura, deve fazer parte de sua dieta viver uma vida saudável, pois pode reduzir seu risco de doenças cardíacas e diminuir seu colesterol, entre outras coisas. Além disso, as gorduras saturadas desempenham um papel importante no fornecimento de energia ao organismo e no apoio ao crescimento celular.

Proteína

De quanta proteína eu preciso por dia? qual é minha necessidade de proteína para perda de peso e ganho de peso? preciso de mais proteína quando faço exercício? As necessidades de proteína são diferentes para homens e mulheres? Estas são perguntas que a calculadora pode lhe ajudar a responder.

A proteína é muitas vezes chamada de blocos de construção de músculos, e é necessária para construir células e para fazer enzimas e hormônios, bem como para nosso sistema imunológico e anticorpos. A proteína também dá estrutura e estabilidade aos tecidos.

Uma dieta rica em proteínas contém muitos tipos diferentes de aminoácidos, oito dos quais são essenciais para nós humanos, e o fato de serem essenciais significa que nosso corpo não pode fazê-los por si só, por isso é vital que os obtenhamos através de nossa dieta.

A proteína é uma parte importante de sua dieta e as Recomendações de Nutrição Nórdica (NNR 2012) recomendam que 10-20% das calorias que ingerimos devem vir de proteínas. Isto equivale a pelo menos 50-70 gramas de proteína por dia.
Entretanto, este número pode ser significativamente afetado por sua situação de vida e nível de atividade.

A atividade física faz com que você construa mais músculos, o que aumenta a rotação da proteína nos músculos.
Exercícios muito duros, especialmente esportes de resistência e musculação, também levam a um aumento na ruptura muscular e a conseqüente necessidade de "reparo" muscular.
Portanto, é particularmente importante consumir proteína ao se exercitar.