Calcular a data de nascimento

Como calcular a minha data de vencimento?

O cálculo de uma data devida é importante para que os pais expectantes estejam preparados para a chegada do seu bebé.

Há muitas opções disponíveis. As mulheres grávidas podem usar uma calculadora online, ou consultar o seu obstetra e ginecologista para obter a resposta mais precisa. Para facilitar, a nossa calculadora acima está disponível para ajudar a planear e estimar quando o bebé pode chegar. Basta introduzir o primeiro dia do seu último período menstrual e terá uma data de vencimento aproximada para a sua gravidez.

Com esta informação, pode começar a planear para o grande dia e começar a preparar a sua casa com todos os suprimentos necessários.

O cálculo de uma data de vencimento pode parecer difícil no início, mas felizmente existem ferramentas de calculadora disponíveis para o tornar rápido e fácil!

A minha data de vencimento pode ser alterada?

A gravidez pode ser um momento excitante, mas imprevisível. Em muitos casos, a gravidez progride normalmente, e a data de vencimento permanece inalterada. No entanto, se a gravidez não decorrer como esperado devido a condições de saúde ou outros factores, então a data de vencimento poderá ter de ser ajustada em conformidade.

As mulheres devem entrar em contacto regular com o seu médico durante toda a gravidez para que quaisquer alterações à data de vencimento estimada possam ser comunicadas o mais cedo possível.
A comunicação regular com um médico ajudará a assegurar que as mulheres grávidas sejam mantidas actualizadas sobre quaisquer alterações feitas à sua linha temporal de gravidez.

Apesar de ser uma data firme acordada por um profissional médico, as datas de vencimento da gravidez estão sempre sujeitas a alterações.

Em média, um bebé nasce normalmente entre duas a quatro semanas após a data de vencimento original fixada. Esta variabilidade é geralmente devida a factores fora do controlo da pessoa, tais como a saúde fetal e o crescimento ou a maturação da própria gravidez - o que significa que o seu pequeno feixe de alegria pode escolher quando ele ou ela estiver pronto para a sua chegada!

O que acontece se ultrapassar a sua data de vencimento?

Ultrapassar a data prevista para a sua gravidez pode ser uma experiência de ruptura de nervos. Os bebés chegam quando estão prontos, mas normalmente não mais do que duas semanas após a data prevista para a gravidez.

Muitas das futuras mães preocupam-se com a possibilidade do seu nascimento deslizar para o terceiro trimestre, mas geralmente isto não é necessário.

O seu obstetra discutirá as suas opções para induzir o parto se este se tornar necessário por razões médicas, ou se a espera não for segura para a mãe ou para o bebé. Em última análise, alguns dias após a data prevista para a gravidez não é motivo de preocupação, e não deve causar demasiados inconvenientes ou perigos, nem para si nem para o seu bebé.